segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Bovespa cede 2,6% com fortes perdas em mercados europeus






Bovespa 

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) replica a forte queda vista na sexta-feira, desta vez com um volume bastante reduzido de negócios devido à ausência das Bolsas americanas, sem atividades devido a um feriado local.
Já fechadas, as Bolsas europeias desabaram entre 3,58% (Londres) e 5,28% (Frankfurt) por conta de vendas pesadas de ações do setor financeiro, com as primeiras informações de processos nos EUA contra alguns bancos.

No front doméstico, o Ibovespa, o principal índice de ações, retrocede 2,62%, aos 55.048 pontos. O giro financeiro é de apenas R$ 1,88 bilhão.

Papéis do setor de construção, que tiveram boa valorização na semana passada, derretem mais de 5%, a exemplo de PDG, MRV e Tecnisa.

O dólar comercial é negociado por R$ 1,653, em um alta de 1,03%. A taxa de risco-país marca 216 pontos, número 3,84% acima da pontuação anterior.

Nos próximos dias, alguns dados importantes sobre o nível de atividade da economia americana devem mexer com as expectativas do mercado. Além disso, o Banco Central deve divulgar a ata do Copom, com uma explicação mais longa e detalhada sobre o que levou a autoridade monetária a promover uma drástica redução dos juros básicos (de 12,50% para 12%).

Divulgado hoje, o boletim Focus é a demonstração mais explícita das divergências entre governo e mercado. Enquanto a maioria dos economistas no setor financeira já conta com uma taxa de inflação mais alta para os próximos meses -- o IPCA projetado para 2012 passou de 5,20% para 5,32%-- as projeções para taxa Selic (2012) caíram: de 12,38% para 11,88%.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.