segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015


Homem morre após ser atingido por raio no Guarujá, São Paulo

Por Agência Brasil |

Segundo o Corpo de Bombeiros, Daniel Francisco dos Santos, que era pescador, estava retirando o barco de alumínio do mar

Agência Brasil
Um homem de 35 anos foi atingido por um raio hoje (2), por volta das 10h40 da manhã, durante tempestade no Guarujá, litoral paulista. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, Daniel Francisco dos Santos, que era pescador, estava retirando seu barco de alumínio do mar, na Praia Santa Cruz dos Navegantes, quando o raio o atingiu. Ele chegou a ser levado para o pronto-socorro local, mas não resistiu.
De acordo com levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de pessoas mortas por raios no Brasil chegou a 98 em 2014 - uma a menos do que o registrado em 2013. Para fazer o estudo, o Elat usou informações da imprensa, Defesa Civil e Ministério da Saúde.
A maior parte das mortes por raios aconteceu em São Paulo (17), Maranhão (16), Piauí (7), Amazonas e Pará (seis mortes em cada um). Os números de São Paulo se destacam pelas duas mortes que ocorreram no segundo semestre de 2014. Em 7 de novembro morreram três moradores de rua, atingidos simultaneamente por um raio. Em 29 de dezembro, quatro banhistas receberam descarga atmosférica fatal em Praia Grande, no litoral.
As cidades que tiveram maior número de vítimas em 2014 foram: São Paulo com cinco vítimas no total, Praia Grande (SP) com quatro vítimas, e Pauini (AM), Wanderley (BA) e Igarapé Grande (MA) com duas vítimas cada.
Família morre em em Praia Grande, litoral de São Paulo:
Casal Kátia Boaretto e Luciano D'Alessandro estão entre as vítimas fatais. Foto: Reprodução/Facebook
Bombeiros socorrem vítima atingida por raio em Praia Grande. Foto: Reprodução/Facebook
Banhistas morrem após raio em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Foto: Divulgação - Polícia Militar
Banhistas morrem após serem atingidos por raio em Praia Grande. Foto: Reprodução
Casal Kátia Boaretto e Luciano D'Alessandro estão entre as vítimas fatais. Foto: Reprodução/Facebook
1/4

Leia tudo sobre: raiomorteguarujáSão PauloiGSP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.