terça-feira, 25 de março de 2008

Após alta na Ásia, bolsas operam em alta na Europa

25/03/2008 - 10h45

As boas notícias provenientes dos Estados Unidos - como o aumento da oferta de compra do banco americano Bear Stearns e os indicadores do mercado imobiliário - impulsionaram fortemente os mercados da Ásia e da Europa nesta terça-feira.

O índice FTSE, principal indicador da bolsa de Londres, avançava 3,19% às 12h30 (9h30 na hora de Brasília).

A bolsa de Paris acumulava ganhos de 2,96% e a de Frankfurt operava em alta de 2,91%. No início dos pregões, os principais indicadores das três bolsas chegaram a superar os 3%.

A recuperação na Europa seguiu a do mercado asiático, que por sua vez foi impulsionado por notícias vindas no dia anterior dos Estados Unidos.

Em Hong Kong, o principal indicador subiu 6,4%, enquanto na Austrália o avanço foi de 3,3%. No Japão, o índice Nikkei superou 2%.

Boas notícias Na volta do feriado de Páscoa, os investidores receberam bem o aumento da oferta de compra do banco Bear Stearns pelo rival JP Morgan Chase. A nova proposta, de US$ 10 por ação - cinco vezes maior que a oferta anterior - reforçou a confiança no sistema bancário dos Estados Unidos.

Para analistas, pode ter sido um sinal de que a crise no mercado de crédito é menor que estimam as piores expectativas. As ações do Bear Stearns fecharam em alta de mais de 80%, cotadas a US$ 11,52.

À tarde, a notícia de um inesperado aumento nas compras de casas usadas nos Estados Unidos levou investidores a reduzir os temores também em relação aos problemas no mercado imobiliário, que estão na base da atual instabilidade.

O índice Dow Jones fechou com alta de 1,52%, o Standard & Poors avançou 1,53% e o Nasdaq Composite Index ganhou 3,04%.

UOL

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.