quarta-feira, 25 de julho de 2007

Setor imobiliário dos EUA, ameaçado de crise, derruba bolsas de valores

* Setor imobiliário dos EUA derruba bolsas

O temor de que uma crise no setor imobiliário dos EUA se alastre sobre os mercados pelo mundo voltou a assombrar as principais bolsas internacionais.

O estopim para as ordens maciças de vendas de ações foi o anúncio de que a Countrywide Financial, um dos gigantes norte-americanos de créditos hipotecários, informou queda de 33% no lucro líquido do segundo trimestre de 2007, reavivando temores de contaminação pelos problemas das hipotecas "subprime", de alto risco.

As ações de bancos puxaram a baixa de 1,6% do Dow Jones, principal índice da Bolsa de Nova York.

"O mercado imobiliário dos EUA tem deixado o investidor em alerta há meses. Qualquer sinal de piora, e a aversão ao risco dá um salto", afirmou Roberto Padovani, economista-chefe do banco WestLB.

O Brasil, emergente que mais vinha se beneficiando da elevada liquidez internacional, foi um dos maiores alvos de realização de lucros.

A Bovespa, que acumulava valorização superior a 30% no ano, chegou a cair perto de 5%, reduzindo a perda para 3,86% no fim do dia.

O dólar subiu 1,14%, após ter atingido a mínima dos últimos sete anos. O risco-País subiu 4,14% e os juros futuros seguiram na mesma direção.

Para economistas brasileiros, o movimento não indica, ainda, reversão de tendência.

"Cheira mais a um refluxo na euforia que marcou o mercado de ações no segundo trimestre, agora esfriada com resultados ruins das empresas", disse Alexandre Póvoa, estrategista-chefe da Modal Asset.

"É um movimento técnico, não uma mudança de avaliação dos fundamentos econômicos", afirmou Padovani.

(Gazeta Mercantil - Sinopse Radiobrás)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.