Da Redação, em São Paulo
(Texto atualizado às 19h10)
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) deu um salto de 5,91% nesta quinta-feira e fechou aos 63.720,58 pontos. Foi melhor desempenho diário desde 4 de maio, quando a alta havia sido de 6,59%.
O resultado de hoje ocorre justamente depois de fortes quedas no mercado brasileiro, que acumulou perda de 7,56% na terça e na quarta-feira. No mês, a valorização acumulada está em 3,58%; no ano, em 69,69%.
A cotação do dólar comercial caiu 1,37% e encerrou o dia a R$ 1,731 na venda, interrompendo uma sequência de três altas. O mercado de ações brasileiro refletiu a notícia de que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos subiu 3,5% no segundo trimestre (analistas previam 3,3%, em média, segundo pesquisa da agência Reuters), e o balanço de empresas, inclusive da brasileira Vale (VALE5).
Euforia nos EUA
"A economia emergiu com gosto da pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial", comentou Harm Bandholz, economista do UniCredit Markets and Investment Banking, em Nova York.
"Esse PIB americano mudou o mercado, que vinha preferindo realizar lucros", disse Raffi Dokuzian, superintendente da Banif Corretora, no Brasil. "Os resultados de empresas também ajudaram".
Os balanços trimestrais das empresas Procter & Gamble e Motorola trouxeram dados melhores que o previsto, contribuindo positivamente para os mercados de ações.
Brasil: ações saltam
No Brasil, as ações da Vale, segunda maior da Bovespa, subiram 8,59%. Ontem à noite, a empresa informou que seu lucro do terceiro trimestre despencou 61,3% em relação ao mesmo período de 2008, devido à queda dos preços dos metais, mas já mostrou recuperação em relação ao começo deste ano.
"A geração de caixa (da Vale) ficou acima das projeções", disse a Itaú Corretora, em relatório. "Reiteramos o panorama positivo para o minério de ferro", acrescentou.
Seguindo esse movimento, outras companhias ligadas a metais também se destacavam. A MMX (MMXM3), de Eike Batista, avançou 12,35%.
Fora do Ibovespa (o indicador que reúne as ações mais negociadas do país), outro destaque positivo deste pregão foi a Visanet (VNET3), com uma alta de 5,85%, depois de a companhia de meios eletrônicos de pagamento ter anunciado, também ontem à noite, que teve no terceiro trimestre um lucro líquido 34,8% superior ao registrado no mesmo período de 2008, devido ao aumento do uso de cartões de débito e de crédito.
As ações da Petrobras (PETR3), maior empresa do país, subiram 3,85%.
(Com informações da Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário