domingo, 15 de fevereiro de 2015

SAIBA COMO SE PROTEGER DOS RAIOS DENTRO E FORA DE CASA
 

Parece difícil de acreditar, mas apesar de todos os alertas no rádio, na TV e em diversas mídias, muitos ainda se machucam ou perdem a vida por procedimentos errados durante as tempestades com raios. Portanto, informação nunca é demais e a Clamper preparou algumas dicas para ajudar você a se proteger do perigo dos raios.
Já falamos sobre o poder destrutivo dos raios e a importância da prevenção, mas ainda tem muita gente que se arrisca e acaba pagando caro por isso. Antes de tudo é preciso lembrar que em casa ou fora dela, existem riscos que podem ser evitados com medidas simples. Confira:
Cuidados fora de casa durante tempestades
- Afaste-se das árvores e terrenos abertos;
- Não permaneça em piscinas, rios e lagos;
- Evite ficar em morros e terrenos elevados;
- Se estiver dirigindo, permaneça no carro;
- Não permaneça perto de redes elétricas;
- Afaste-se de cercas de arame, varais metálicos e trilhos.
Cuidados em casa durante tempestades
- Procure ficar em casa até passar a tempestade
- Evite banhos enquanto durar a tempestade;
- Evite contato com qualquer objeto com estrutura metálica, inclusive torneiras;
- Evite usar o telefone;
- Para evitar prejuízos, proteja seus equipamentos com Clamper.
Esses são alguns cuidados simples, porém muito importantes para evitar que tragédias aconteçam. Fique atento ao perigo dos raios e não corra riscos desnecessários.
E lembre-se que para proteger seus equipamentos contra raios e surtos elétricos, a melhor dica é sempre Clamper. Visite o site confira!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Raio atinge fazenda na região de Três Lagoas e mata 68 cabeças de gado

Liana Feitosa
  • Gado morto ao ser atingido por raio


Gado foi atingido no início desta semana. (Foto: Reprodução / Arapuá MS)

Um raio atingiou 68 cabeças de gado no distrito de Arapuá, próximo a Três Lagoas, cidade a 338 quilômetros de Campo Grande. Segundo o site Arapuá MS, o raio atingiu a fazenda Três Meninas na última terça-feira (10).
A carne de animais mortos por descargas elétricas fica imprópria para o consumo, por isso, recomenda-se enterrar os bovinos.
No início do mês passado, janeiro, um raio matou 23 cabeças de gado na Fazenda Lagoa Dourada, a 80 quilômetros de Paraíso das Águas, distante 280 quilômetros de Campo Grande, causando prejuízo superior a R$ 50 mil.
Campeão - De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mato Grosso do Sul entre os estados brasileiros com o maior incidência de raios, o que, inclusive, faz do Estado um dos cinco com maior número de mortes por raios no País.
Os dez municípios sul-mato-grossenses mais atingidos pelas descargas elétricas também estão entre os 150 do Brasil com maior número de incidências.
No ano passado, quatro pessoas morreram após serem atingidas por descargas no Estado. Neste ano, já foram registrado quatro acidentes com raio e uma pessoa morreu.
No último dia 3, em Sidrolândia, Rafael Cunha Frete, de 24 anos, morreu após ser atingido por raio enquanto usava o celular no quintal de casa na Rua Rui Barbosa, na Vila São Bento.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015


Homem morre após ser atingido por raio no Guarujá, São Paulo

Por Agência Brasil |

Segundo o Corpo de Bombeiros, Daniel Francisco dos Santos, que era pescador, estava retirando o barco de alumínio do mar

Agência Brasil
Um homem de 35 anos foi atingido por um raio hoje (2), por volta das 10h40 da manhã, durante tempestade no Guarujá, litoral paulista. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, Daniel Francisco dos Santos, que era pescador, estava retirando seu barco de alumínio do mar, na Praia Santa Cruz dos Navegantes, quando o raio o atingiu. Ele chegou a ser levado para o pronto-socorro local, mas não resistiu.
De acordo com levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de pessoas mortas por raios no Brasil chegou a 98 em 2014 - uma a menos do que o registrado em 2013. Para fazer o estudo, o Elat usou informações da imprensa, Defesa Civil e Ministério da Saúde.
A maior parte das mortes por raios aconteceu em São Paulo (17), Maranhão (16), Piauí (7), Amazonas e Pará (seis mortes em cada um). Os números de São Paulo se destacam pelas duas mortes que ocorreram no segundo semestre de 2014. Em 7 de novembro morreram três moradores de rua, atingidos simultaneamente por um raio. Em 29 de dezembro, quatro banhistas receberam descarga atmosférica fatal em Praia Grande, no litoral.
As cidades que tiveram maior número de vítimas em 2014 foram: São Paulo com cinco vítimas no total, Praia Grande (SP) com quatro vítimas, e Pauini (AM), Wanderley (BA) e Igarapé Grande (MA) com duas vítimas cada.
Família morre em em Praia Grande, litoral de São Paulo:
Casal Kátia Boaretto e Luciano D'Alessandro estão entre as vítimas fatais. Foto: Reprodução/Facebook
Bombeiros socorrem vítima atingida por raio em Praia Grande. Foto: Reprodução/Facebook
Banhistas morrem após raio em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Foto: Divulgação - Polícia Militar
Banhistas morrem após serem atingidos por raio em Praia Grande. Foto: Reprodução
Casal Kátia Boaretto e Luciano D'Alessandro estão entre as vítimas fatais. Foto: Reprodução/Facebook
1/4

Leia tudo sobre: raiomorteguarujáSão PauloiGSP

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.