São Paulo - As incertezas sobre a economia dos Estados Unidos azedaram o humor no mercado financeiro na primeira semana de 2008. O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa), por exemplo, perdeu 4,46% no período.
Analistas avisam que o ambiente nas bolsas globais deverá permanecer instável, com picos de alta e de baixa, o ano todo. Esta semana, a agenda de divulgação de indicadores sobre a economia americana é considerada fraca. Por isso, os investidores devem concentrar-se em declarações públicas de integrantes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). Na quinta-feira, o presidente do Fed, Ben Bernanke, discursará durante almoço de uma associação em Washington.
A expectativa em torno das próximas decisões do Fed é enorme. Com a economia se desacelerando, muitos analistas defendem que o BC americano corte mais agressivamente a taxa de juros. Outros alertam que a inflação impede o Fed de fazer isso. Como a próxima reunião da autoridade monetária dos EUA só ocorre nos dias 29 e 30 de janeiro, as palavras de Bernanke serão ouvidas com atenção redobrada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/brasil/2008/01/07/ult4469u16733.jhtm